Araraquara vai regredir de fase no Plano São Paulo de Flexibilização e passa da amarela para a laranja. O anúncio é feito nesta sexta-feira (22) pelo governador João Dória (PSDB), em mais uma atualização do Plano São Paulo. (veja mapa)
Atividades como comércio e serviços podem funcionar, mas terão suas capacidades reduzidas para até 40%. O tempo de abertura das lojas do Centro e dos shoppings também deve ser reduzido.
A regressão se deve principalmente pelo aumento do número de casos e mortes. As internações também aumentaram nos hospitais da cidade, que também recebem doentes da região.
LEIA MAIS: Internações por covid-19 aumentam 49% em Araraquara
FASE VERMELHA APÓS AS 20H E AOS FINAIS DE SEMANA
Também foi anunciado que todo o Estado fica na fase vermelha, onde tudo deve fechar. Essa fase vermelha vale durante a semana, após as 20 horas, e aos finais de semana. Apenas serviços essenciais como farmácias, supermercados e postos de combustível podem funcionar.
As novas medidas passam a valer a partir de segunda-feira (25) até o dia 7 de fevereiro.
Nesta nova atualização, nenhuma região do Estado fica na fase amarela. 78% da população estão na laranja e 22% na vermelha.
As restrições dependem agora do aval do prefeito Edinho Silva (PT) através do decreto de calamidade pública, que está em vigor desde março de 2020.