Araraquara vai para a fase vermelha do Plano São Paulo de Flexibilização. O anúncio foi feito em coletiva na tarde desta sexta-feira (5), pelo governador João Dória (PSDB), em mais uma atualização do Pano São Paulo.
A regressão ocorre porque a ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na região está em 85,7%. A regra do Plano SP é que mais de 75% de ocupação é fase vermelha
Atualmente, a cidade está na fase laranja, que impõe restrições, mas permite o funcionamento do comércio e serviços.
APENAS ESSENCIAIS
Na fase vermelha, apenas serviços essenciais podem funcionar, como supermercados, farmácias e clínicas médicas. O transporte interestadual e internacional também tem autorização para seguir funcionando.
São considerados essenciais, ainda, os setores de segurança, limpeza, abastecimento, logística, comunicação social e construção civil. Assim, ficam abertos postos de gasolina, armazéns, oficinas automotivas, bancos, lavanderias e bancas de jornal.
FASE VERMELHA
– Apenas atividades essenciais podem funcionar;
– É vedado o consumo de alimentos no local da venda;
– Vendas via delivery e dirve-thru estão liberadas;
– São atividades essenciais: farmácias, supermercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, transporte coletivo, oficinas de veículos, atividades religiosas, hotéis, bancos, óticas, pet shops, locais que fazem manutenção de celulares e hospitais.