Números do boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus apontam para redução na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Araraquara.
Segundo apresentado nesta quarta-feira (2), a cidade possui ocupação de 77% nas unidades de internações para pacientes graves com coronavírus. Esse número, no sábado (29), chegou a 99%.
LEIA TAMBÉM
Leitos de enfermaria no Melhado podem ser alterados para UTI
Duas mortes são registradas por covid-19 em Araraquara
Apesar da redução pelo terceiro dia seguido, a secretária da Saúde, Eliana Honain, afirma que ela define apenas uma amostra de momento, quando houve a coleta e divulgação dos dados.
“A redução de leitos é nada significativa, pois no momento em que se fechou o censo poderia ter tido altas, mas serão ocupados por outros pacientes da região”, defende.
Nesta quarta-feira, 177 pessoas estão internadas, sendo 86 moradores locais e 91 de outros municípios, transferidos para hospitais da cidade.
Questionada sobre a possibilidade de abertura de novos leitos de UTI para atender a demanda de Araraquara, a secretária de Saúde afirma que o objetivo é controlar a transmissão.
“Não temos discutido essa alternativa de abertura de leitos, pois temos o hospital de campanha e mais de 50% da ocupação em Araraquara não são de moradores daqui”, ressalta.
“Por enquanto, não temos essa demanda reprimida, mas estamos trabalhando com uma hipótese da região toda para poder diminuir o número de casos”, completa.
NÚMERO DE CASOS E MORTES
O comitê avalia a situação da pandemia nos últimos dias, quando há registro de crescimento no número de novos contaminados e mortes em decorrência da covid-19.
No consolidado do mês de maio, foram registradas 59 mortes, contra 48 em abril. Além disso, há crescimento na média móvel, que é de 123 casos diários nos últimos sete dias.
A média móvel em Araraquara chegou a atingir 189 casos no pico da pandemia, em 21 de fevereiro, quando iniciou o lockdown e chegou a cair para 42 em 22 de abril.
“O número crescente de casos se dá, exclusivamente, pela falta de conscientização da população em manter o distanciamento social e não cumprir as regras de uso de máscara e não aglomerar, mesmo com grupo familiar”, avalia Honain.
A responsável pelo Comitê de Contingência do Coronavírus ressalta que o apoio da população é fundamental para a superação da crise sanitária pela covid-19.