A cidade de Araraquara segue classificada na fase vermelha do Plano São Paulo. É que o Governo estadual não reclassificou a região, nesta sexta-feira (19), durante anúncios feitos em coletiva de imprensa.
Segundo apresentado pelo Governo paulista, a Diretoria Regional de Saúde (DRS-3) – que engloba 25 municípios da região Central – possui taxa de ocupação de leitos covid-19 de 84,7%.
Em relação a evolução da pandemia, a região da DRS 3 é a que possui maior índice de novos casos por 100 mil habitantes, com 473,4. A média de internações, por 100 mil habitantes, fica em 78,9.
SITUAÇÃO CRÍTICA
No momento mais crítico da pandemia, Araraquara está pelo quinto dia seguido com ocupação de 100% de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Com isso, adota desde a última segunda-feira (15) medidas mais restritivas de circulação, permitindo apenas a ida a serviços considerados essenciais. Blitze e barreiras são montadas para fiscalizar as medidas.
Durante atualização do Comitê local, foram registradas mais cinco mortes decorrentes da covid-19 e agora, desde março, são 167 óbitos causados pela doença.