O avanço da vacinação contra a covid-19 e o segundo lockdown realizado em junho resultaram na queda de casos e mortes em Araraquara, segundo informações da Prefeitura.
Nesta segunda-feira (2), a cidade completa cinco dias consecutivos sem mortes em decorrência da covid-19. Desde o dia 20 de junho, a cidade tem visto cair o número de vítimas da doença, chegando a zero em vários dias. Em julho foram 47 mortes, uma queda de 30% se comparado aos 67 araraquarenses que perderam a vida para a doença em junho.
Também o número de casos teve queda. O mês de julho terminou com 2.512 casos de covid-19 confirmados em Araraquara, uma redução de 40% em relação aos 4.222 casos de junho.
“A melhora na situação da pandemia é reflexo, primeiro, do lockdown e do distanciamento social, porque diminuem o número de casos e, consequentemente, diminuem os óbitos. Segundo, pelo avanço da vacinação. Também temos um trabalho intenso de busca ativa dos comunicantes dos pacientes positivados. Agradeço muito aos profissionais de saúde, que são importantes na vacinação e na busca ativa dos pacientes”, afirma a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.
O número de internações também está diminuindo, segundo Boletim Epidemiológico. O município atingiu neste sábado (30), o menor índice de internações desde 28 de janeiro (antes da circulação da variante P.1), com 93 pacientes com covid-19 ocupando leitos de UTI e enfermaria nos hospitais. Esse número já chegou a 247 pacientes no primeiro pico da doença, em fevereiro, e a 212 no mês de junho.
A média móvel diária (últimos 7 dias) de novos casos de coronavírus é de 68 neste sábado. No pico de junho, foi de 165. Em fevereiro, no pior momento da pandemia, a média móvel tinha atingido 189 casos diários.
O mês de julho terminou com 2.512 casos de Covid-19 confirmados em Araraquara, uma redução de 40% em relação aos 4.222 casos de junho. Em relação aos óbitos, julho registrou 47, uma queda de 30% se comparado aos 67 araraquarenses que perderam a vida para a doença em junho.