Araraquara ultrapassa a marca de 135 mil testes aplicados para identificar covid-19. A informação consta no boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus, desta quarta (12).
Segundo apresentado pela Prefeitura, ao todo, foram 69.514 exames realizados junto à Universidade Estadual Paulista (Unesp) e 31.746 na Universidade de Araraquara (Uniara).
Já nas barreiras sanitárias, unidades de Saúde e praças foram realizados 33.744 testes rápidos (testes capilares) para identificar a doença. Com isso, a cidade aplicou 135.004 testes.
Uma pessoa pode fazer o teste mais de uma vez, porém, o número total em comparação com o número de habitantes da cidade – 238.339 -, é como se 56,6% tivesse sido testada.
Na avaliação da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, o número de testes aplicados em Araraquara é expressivo e contribui de forma significativa no enfrentamento à doença.
“Sabemos que temos poucas armas para enfrentar a pandemia e uma delas é o diagnóstico precoce com isolamento e distanciamento social, enquanto a vacina caminha muito lentamente”, ressalta.
“Poder testar as pessoas nos primeiros sinais e sintomas, até mesmo fazer a busca ativa como temos feito no setor econômico e social faz uma grande diferença no controle da pandemia em Araraquara”, completa.
OUTROS NÚMEROS
Além do número de testes aplicados para identificar a covid-19, a cidade também apresenta balanço do atendimento nas unidades de Saúde, desde o início da pandemia.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, transformada em referência para atendimento de suspeitos da doença, atendeu 71.722 pessoas.
Já o hospital de Solidariedade, instalado para oferecer leitos de enfermagem e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), recebe 1.317 pacientes com covid-19.
A unidade de retaguarda do Melhado recebeu, até o momento, 359 pessoas. Ao todo, a cidade também fez 14.705 atendimentos através do Disque-Saúde.
Também foram realizados durante a pandemia da covid-19, segundo a Prefeitura, 520 atendimentos por telefone no serviço de apoio psicológico.