A cidade de Araraquara volta a ter pacientes com covid-19 aguardando por internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) em hospitais da região, nesta terça-feira (22).
Segundo apurado pelo ACidade ON, duas pessoas aguardavam transferência na UPA da Vila Xavier, enquanto uma pessoa estava no hospital de campanha e outra no Melhado.
Porém, de acordo com a secretaria de Comunicação da Prefeitura, no fim da tarde, a cidade tinha dois pacientes aguardando por leito de UTI e uma pessoa necessitando de atendimento em enfermaria.
A ocupação de leitos públicos nas cidades que compõem a Diretoria Regional de Saúde (DRS 3) volta a preocupar as autoridades. Nesta terça-feira, esse número chegou a 98,46%.
Quando o recorte é apenas da cidade de Araraquara, a ocupação no hospital de campanha é de 93,33%, na Santa Casa de 100%, hospital São Paulo de 77,78% e São Francisco de 70%.
Já no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB) a ocupação de leitos de UTI é de 96,55%, enquanto no Carlos Fernando Malzoni, em Matão, é de 100%.
Outra informação que preocupa na região é que de 15 hospitais que possuem vagas de UTI para pacientes com covid-19, ao menos oito estão com 100% da capacidade ocupada.
A situação é um pouco mais confortável apenas quando o assunto são as vagas em unidades de saúde particulares, onde a ocupação de leitos chega a 86,30%.
Na região foram 73 solicitações via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS). Destas, 28 possuem síndromes gripais – sendo 24 para leito de UTI e 4 de enfermaria.
Ao todo, os 24 municípios que compõem a DRS 3 possuem 203 leitos de UTI, sendo que 127 são do Serviço Único de Saúde e 76 são de hospitais particulares ou convênios médicos.
Estes municípios possuem, nesta terça-feira, 128 pacientes internados em vagas do SUS, enquanto outros 63 pacientes estão em vagas particulares.
O ACidade ON procurou a secretária de Saúde, Eliana Honain, porém, até o fechamento da reportagem não teve retorno. Tão logo isso ocorra, o texto será atualizado.