Nesta quinta feira (11), Araraquara zerou as internações por covid-19 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo o boletim epidemiológico, divulgado pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, a cidade tem neste momento quatro pacientes internados em enfermaria.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 12% de leitos de enfermaria e 0% de uti.
Para a reportagem da CBN Araraquara, a secretária de Saúde, Eliana Honain, destacou o trabalho da equipe da saúde e o avanço da vacinação na cidade
“Isso corresponde ao trabalho de toda a equipe e de saúde e, principalmente, da conscientização da população, que tomou a vacina. Temos percebido que os pacientes com complicações são aqueles que ainda não tomou as duas doses da vacina ou comorbidades muito graves. Além disso, aqueles pacientes que, infelizmente vieram a óbito, acabaram não tomando nenhuma dose da vacina”, explica.
Ela também destacou a importância da manutenção dos cuidados necessários contra o vírus.
“Para continuar nessa situação e termos um controle melhor da pandemia, além do que alcançamos até agora, é evitar ao máximo as aglomerações, usar máscara, a higienização das mãos, manter o distanciamento social e não deixar de tomar as duas doses da vacina”
Honain também comentou sobre a situação dos leitos aqui na cidade. Ela explica que todos os leitos da Santa Casa já foram fechados e que todas as internações SUS estão centralizadas no Hospital de Campanha, que hoje tem três pacientes, sendo que a capacidade era de 71 pacientes. Além disso, os hospitais Nestor Goulart Reis também fecharam esses leitos e Hospital Estadual de Américo Brasiliense, abriu os leitos de UTI e enfermaria para outras patologias, pois a demanda de Araraquara e região está pequena.
“Dentro desses serviços públicos, os leitos, principalmente dos hospitais gerais, já foram direcionados para outras patologias e o hospital de campanha continua com sua estrutura montada, aguardando novos posicionamentos e analise melhor dessa situação”
Atualmente, a cidade conta com 31.149 casos confirmados da doença e 599 óbitos.