A busca ativa por casos confirmados de covid-19 em Araraquara tem média de 1,3 mil testes por dia. A informação é da secretária interina de Saúde, Talitha Martins, em entrevista ao Giro CBN, da CBN Araraquara, nesta terça-feira (25).
Segundo Martins, o objetivo da ampla testagem é localizar e isolar o vírus na cidade. Com isso, são colhidas amostras em diferentes pontos e de pessoas com ou sem sintomas.
“Adotamos como estratégia a ampliação para mapear os contaminados, então é feita uma ampla testagem visando localizar os positivos, mesmo que assintomáticos, para bloquear a transmissão da covid-19”, explica.
Ao todo, de acordo com a responsável pela pasta, diariamente são feitos 1,3 mil testes – sendo 250 testes nas barreiras sanitárias, 500 no comércio, 250 nos polos de atendimento da Saúde, 150 de casa em casa e 150 na Praça Santa Cruz.
Martins ressalta que também há testagem para comunicantes de positivados, assim como de todos os familiares, que recebem uma equipe de bloqueio da secretaria da Saúde.
“Araraquara está tomando todas as medidas para o enfrentamento da pandemia e sabemos que depende muito da consciência da população”, defende.
“Vai ser a própria população que vai definir o parâmetro, os segmentos econômicos vão ter sua abertura condicionada a taxa de positividade”, completa.
Talitha Martins menciona o ‘índice lockdown’, em vigor desde a última segunda-feira (24), em que considera os índices de positivos para adotar novas medidas restritivas na cidade.
“Reforço, medidas de isolamento, evitar aglomerações, convenções e eventos, porque vai ser a própria população que vai definir quais atitudes o governo toma”, finaliza.