.
O número de novos casos confirmados cresceu 56% nos últimos dias, em Américo Brasiliense. A estimativa é da secretária municipal de Saúde, Eliana Marsili, em entrevista à Rádio CBN Araraquara.
Nas últimas 24 horas, a cidade registrou 56 novas confirmações e o total chegou a 5.322 desde o início da pandemia, com 99 mortes. Atualmente, dois pacientes estão internados.
Segundo a secretária, o município estuda mudanças na estrutura do gripário, que fica no Centro da cidade, para atender o aumento na demanda.
“O gripário teve um aumento significativo depois do dia 1º de janeiro. Estamos tentando realocar o local de coleta, porque tem muita gente. Primeiro fechamos a atenção básica, mas sabemos que isso também é complicado, então, estamos revendo o espaço. Logo teremos novidades para a população, para melhor acomodar e dar atendimento de qualidade”, declarou a secretária.
ORIENTAÇÕES
Américo Brasiliense tem realizado 1,2 mil exames semanais, de segunda a segunda. A orientação da secretária é que qualquer pessoa, com ou sem sintomas, procure o gripário. A estratégia é identificar o caso precocemente, iniciar o isolamento e romper o ciclo de transmissão.
“As pessoas que tiveram contato com alguém positivado, mesmo sem sintomas, que tenham um teste em mãos, para que a gente não tenha a propagação da transmissão. É importante que logo no começo essas pessoas fiquem em isolamento. Temos três médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que fazem a coleta e em 20 minutos já sai o resultado. A pessoa com sintomas, procure o gripário também, porque será atendida e já vai sair medicada”, concluiu.