O colapso no sistema de saúde na região de Jaú (cidade que fica a 74 km de Araraquara) levou o prefeito, Ivan Cassaro (PSD), a se reunir com Edinho Silva (PT), na manhã desta sexta-feira (29), em busca de auxílio para internação de pacientes em Araraquara.
Jaú tem hoje mais de 6,3 mil casos confirmados de Covid-19, incluindo 139 mortes. Naquela região, a taxa de ocupação de leitos está em 65% na enfermaria e 86% na UTI, segundo dados do governo do Estado.
“Viemos buscar informações sobre como funciona o Hospital de Campanha, e pedir que o prefeito nos ajude com dois ou três leitos por semana, que nos ajudaria bastante”, disse Ivan Cassaro.
Embora com o pedido, a estrutura montada em Araraquara é regulada pela CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), ou seja, o município não controla as transferências de pacientes.
“Todos os nossos leitos de internação estão na CROSS e são regulados por ela”, explica a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.
Segundo o Comitê de Contingência do Coronavírus desta sexta-feira (29), dos 99 pacientes internados em Araraquara, 27 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Segundo o prefeito Edinho Silva, todas as medidas jurídicas serão tomadas. “A regional de Bauru vai dialogar com regional de Araraquara para auxiliar no que for preciso”.
Em Araraquara, são 31 leitos de enfermaria e 20 leitos de semi-UTI, no Hospital de Campanha, além de nove leitos de UTI na UPA da Vila Xavier e 21 leitos de retaguarda no Pronto Socorro do Melhado.