O Comitê Científico de São Paulo está analisando os indicadores da pandemia e estudando a possibilidade de liberar o uso de máscara no Estado. A informação é do coordenador-executivo, João Gabardo, em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (23).
Decreto estadual prevê a obrigatoriedade da proteção até o final de março. Mas, segundo o secretário, “é possível que em algum momento a gente possa fazer este anúncio”, disse.
João Gabardo destacou que pela primeira vez no ano, caíram as mortes por covid-19 no Estado. A redução foi de 11% na última semana epidemiológica.
Segundo o governo de São Paulo, o pico de óbitos foi registrado no dia 8 de fevereiro, com 288 mortes na média móvel de sete dias. Nesta quarta, o número foi de 212.
Outro dado positivo é a redução de internações em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pela terceira semana seguida.
O estado tem hoje 6.220 pessoas internadas. Em comparação com o pico causado pela variante Ômicron, São Paulo apresenta uma redução de 46% no total de internados.
CARNAVAL
Ao ser questionado sobre o Carnaval, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), reformou que é uma decisão individual de cada município. Mas que a orientação do Comitê Científico é que seja evitada a realização de eventos neste momento.
Segundo o governador, a maioria das prefeituras seguiu a recomendação estadual de cancelar ou adiar a festividade.