Uma loja de conveniência localizada em um posto de combustível, na Alameda Paulista, no Jardim Paulistano, foi fechada nesta terça-feira (15) após dois casos de covid-19 em funcionários assintomáticos.
Durante busca ativa, prevista em decreto municipal e realizada por equipes da Vigilância em Saúde, dois dos nove funcionários do estabelecimento testaram positivo para covid-19.
Ao ACidade ON, a Prefeitura confirma a testagem e orientação para que a conveniência fosse fechada e higienizada. Em cumprimento ao decreto, o local deve fechar por dois dias e testar novamente os funcionários para reabertura.
Apesar de a conveniência ter sido interditada pelas autoridades de saúde, os trabalhadores do posto tiveram resultado negativo e, portanto, estão autorizadas a funcionar.
Procurada, a empresa explica que segue todos os protocolos sanitários e de distanciamento.
Diz ainda que vai seguir as orientações da Vigilância em Saúde ficando fechada por dois dias e, na sexta, fará a dedetização da loja e nova testagem em seus colaboradores.
A conveniência publicou um comunicado em suas redes sociais: “Estamos temporariamente fechados, assim não realizando atendimentos presenciais, entregas e drive-thru”, diz.
“Agradecemos a compreensão de todos os amigos e clientes”, finaliza.
PARA ENTENDER
O decreto municipal de Araraquara prevê a busca ativa em estabelecimentos comerciais, com a testagem obrigatória de funcionários, clientes e proprietários.
Durante essa investigação, caso sejam encontrados positivados, eles são encaminhados à unidade de saúde para avaliação clínica e cumprirem isolamento social por 14 dias.
Já o estabelecimento, quando há 10% do número de funcionários identificados como positivos, pode ser fechado para higienização criteriosa e nova investigação (testagem).
O decreto prevê que as pessoas sejam orientadas a monitorar, comunicar e procurar assistência médica caso tenha algum sintoma da covid-19.