- Publicidade -
SaúdeCoronavírusCovid-19: maio registra o triplo de casos que abril em Araraquara

Covid-19: maio registra o triplo de casos que abril em Araraquara

Em 25 dias, foram 5.313 registros da doença; epidemiologista critica flexibilizações

- Publicidade -

 

Araraquara registrou 5.313 casos de covid-19 em apenas 25 dias do mês de maio (Foto: Amanda Rocha)

- Publicidade -

Em 25 dias, maio já registra três vezes mais casos de covid-19 que o mês de abril, em Araraquara. Até está quarta-feira (25), foram 5.313 registros da doença, ou seja, 237% a mais do que no mês anterior, quando foram 1.573 notificações. 

Para o médico epidemiologista, Bernardino Alves Souto, vários fatores contribuem para uma nova ascensão do número de casos, como a flexibilização do uso de máscara e do uso de máscara. 

“Nós flexibilizamos muito as medidas preventivas, especialmente, o uso de máscaras e distanciamento físico em um momento que ainda era muito cedo. A epidemia ainda não alcançou os indicadores de controle e ainda está em uma situação de instabilidade”, disse à Rádio CBN Araraquara. 

“Ainda precisamos manter o uso rigoroso de máscara e atender os critérios de distanciamento físico para que se possa evitar esse tipo de situação”, completou o especialista. 

Desde o início da pandemia, Araraquara já confirmou 70.164 casos, incluindo 685 mortes. 

- Publicidade -

Para a secretaria municipal de Saúde, a aumento de casos na cidade foi provocado pela flexibilização das medidas sanitárias, incluindo a não obrigatoriedade do uso de máscaras, além de dois feriados prolongados praticamente seguidos no mês de abril. 

“Além disso, com as quedas de temperaturas as pessoas acabam permanecendo mais tempo em ambientes pouco ventilados, no trabalho e em casa, o que também favorece a transmissão do vírus”, afirmou o órgão. 

Sobre as flexibilizações, Bernardino Souto foi enfático ao dizer que medidas foram adotadas sem que nenhum índice de controle da pandemia estivesse alcançado. 

“Todos os indicadores mostravam que a pandemia estava em uma situação instável, com o risco de ascensão de novos casos, e, mesmo assim, houve orientação para afrouxar o uso de máscara e outras medidas preventivas. Então, isso deveria ter sido pensando de maneira mais técnica em relação aos dados epidemiológicos da época”, ressaltou o epidemiologista. 

FALA, PREFEITURA 

A secretaria municipal de Saúde afirmou que o Comitê de Contingência do Coronavírus continua atento à situação epidemiológica, e que a ocupação de leitos por covid-19 continua baixa. “A Saúde mantém o acompanhamento dos positivados, principalmente das pessoas com comorbidades”, disse. 

Segundo o município, a alta adesão à vacinação é o principal aliado na batalha contra o vírus e o motivo da maioria dos casos não se agravarem. Cerca de 90% população concluiu o esquema vacinal com duas doses ou dose única, e 65% estão com a dose de reforço. 

“Mesmo com a situação sob controle, é importante que a população permaneça atenta e se proteja, principalmente, agora, neste período de clima frio. Evitar se aglomerar e usar máscaras em locais de grande circulação de pessoas também faz parte das medidas preventivas”, concluiu. 

Em caso de sintomas gripais, é importante buscar o teste na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier. Caso seja positivada, a pessoa deve se manter em isolamento, seguindo todas as orientações médicas.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -