Araraquara tem 1.043 pessoas doentes com covid-19, seja cumprindo quarentena em casa ou internadas em hospitais da cidade, segundo dados o boletim epidemiológico de quarta-feira (23).
Destas pessoas doentes, 101 estão internadas, sendo 50 em enfermaria e 51 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a secretária municipal da Saúde, a maioria dos internados tem entre 50 e 40 anos.
“Com o avanço da vacinação em pessoas idosas, a taxa de internação deste público diminuiu. Hoje quem interna são os mais jovens, que ainda não foram vacinados”, explica.
O médico pneumologista Flavio Arbex explica que a vacinação tem ligação direta com a queda das internações dos mais idosos. “As UTIs estão cada vez menos com pacientes idosos e isso é um impacto da vacinação, porém, a vacinação ainda é lenta. Na medida que a vacinação avançar, vamos ver as internações diminuírem”.
A taxa de transmissão do vírus ainda está muito alta e, por isso também os hospitais estão cheios. “Ainda que o índice de jovens que necessitam de internações é baixo, o número se torna mais alto porque tem muita gente doente”, explica.