Após a Prefeitura acompanhar o Estado e tornar o uso de máscara para proteção contra a covid-19 opcional em locais abertos e fechados, ainda há quem tenha dúvidas sobre o uso em Araraquara.
Isso porque, inicialmente, a Prefeitura havia comunicado que manteria a obrigatoriedade do uso em ambientes fechados até nova reunião do Comitê Científico. O posicionamento, no entanto, aconteceu apenas na sexta-feira à noite.
LEIA TAMBÉM
Covid: Uso de máscara deixa de ser obrigatório em Araraquara
Araraquara mantém obrigatoriedade da máscara nas escolas municipais
Especialistas consideram precipitada liberação de máscaras
Segundo o decreto publicado no Diário Oficial sábado (19), a cidade segue às novas regras sanitárias anunciadas pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Com isso, o uso de máscaras é obrigatório somente em unidades médico-hospitalares e transporte público. Nas unidades de ensino da secretaria municipal de Educação, o uso também é obrigatório nos espaços fechados.
Na região, além de Araraquara, Matão, Américo Brasiliense, Rincão e Santa Lúcia seguiram a determinação estadual. Em Nova Europa, o item segue sendo obrigatório.
ONDE É OBRIGATÓRIO
Em Araraquara, o uso de máscara facial de proteção contra a covid segue obrigatório em transporte público, táxis, transporte por aplicativo e seus locais de acesso.
Também é obrigatório o uso onde são prestados serviços de saúde como, por exemplo, hospitais, clínicas e postos de saúde.
As escolas municipais de Araraquara também possuem obrigatoriedade de uso de máscara facial nos ambientes fechados.
ONDE É OPCIONAL
Escritórios, academias, comércios, supermercados, salas de aula, ambientes abertos, entre outros.
ESTABELECIMENTO DECIDE
O decreto municipal estabeleceu que os estabelecimentos de ensino possuem autonomia para determinar sobre o uso de máscara ou não em ambientes fechados.
No caso do município, portaria da secretaria municipal de Educação determina a obrigatoriedade.