O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), usou suas redes sociais, nesta segunda-feira (31), para alertar sobre novo crescimento da pandemia da covid-19 na cidade.
Segundo o chefe do Executivo, somente a população pode evitar novas medidas restritivas para conter o avanço da doença.
Edinho apresentou números e fez comparação com o período pós-restrições e os últimos dias. Em todos os cenários há registro de crescimento.
Entre os números apresentados pelo prefeito estão o aumento na média móvel de casos. Em fevereiro era de 189 casos, passou para 42 no pós-lockdown e agora está em 113.
Já os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier também aumentaram, de 417 em fevereiro, para 104 em abril e agora 316.
Também há crescimento no número de araraquarenses internados, de 209 no pico – sendo 247 no total -, em fevereiro; teve queda para 69 – 167 no total – no pós-restrição; e agora chega a 90 – hoje são 100 de outros municípios.
Com a divulgação dos números desta segunda-feira, a cidade também registra aumento no número de mortes, de 48 em abril, contra 59 registradas no mês de maio.
“Os números não mentem e traduzem a realidade que a cidade está vivendo. Podemos evitar que o novo lockdown seja decretado em Araraquara, só depende de nós”, afirma.
“Vamos fazer uma grande corrente de conscientização para aquelas pessoas que não acreditam na doença, que o uso de máscara é eficiente, vamos conscientizar”, completa.
O prefeito de Araraquara também comentou o novo alerta emitido pela Prefeitura devido ao ‘índice lockdown’, que chegou a 15,47% das amostras analisadas.
“Temos que tomar medidas, todos nós. Usar máscaras, não podemos deixar de usar e evitar todas as formas de aglomeração, pois se não, teremos que entrar em lockdown novamente”.