O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), voltou a alertar sobre chance de novo lockdown. Usando as redes sociais, nesta quinta-feira (3), o chefe do Executivo falou do crescimento da covid-19 na cidade.
Em alerta pelo terceiro dia na semana, devido ao número de positivados, em relação aos testes de sintomáticos realizados pelo serviço público, Silva alerta para o que prevê o decreto municipal.
Pelas regras vigentes, caso a cidade atinja, por três dias consecutivos, ou cinco alternados, a taxa de 30% de sintomáticos ou 20% de assintomáticos, terá novas medidas restritivas.
Dados do Comitê de Contingência do Coronavírus das últimas 24 horas mostram que 13,29% dos exames analisados em pessoas assintomáticas e 20,45 em sintomáticos.
“É um sinal de alerta, porque esse número tem se repetido durante toda a semana e o que quero conversar com vocês? É possível evitar que Araraquara feche”, afirma.
“Só depende de nós. Primeiro, uso de máscara, pois se você usar e a pessoa que está próxima também, a chance contaminação é pequena. E não aglomeração. É o que insistimos”, completa.
O prefeito também ressalta que as medidas restritivas são para evitar novo colapso do sistema de Saúde. No último sábado (29), a ocupação de leitos para pacientes graves chegou a 99%.
“Pessoas nas unidades aguardando internação e não tendo leitos. Unidades lotadas, como vimos no Brasil. Pessoas deitadas no chão, muitas vezes em lençóis e cobertores, pois não tem maca. Se isso ocorrer, muita gente vai morrer sem atendimento”, alerta.