Durante entrevista para a CBN Araraquara, nesta quinta-feira (23), a secretária de Saúde, Eliana Honain, descartou a transmissão comunitária da variante Ômicron no município.
A responsável pelo enfrentamento da covid-19 em Araraquara destacou que a presença da nova cepa da doença não preocupa as autoridades municipais em um primeiro momento.
“Temos visto, principalmente, nas pessoas e históricos pelo mundo que os casos das pessoas vacinadas não estão complicando. Temos boa cobertura vacinal, mantemos a testagem dos comunicantes de positivados, então apenas ficamos em alerta e observando”, disse.
Um dos três casos confirmados em Araraquara é de uma criança de sete anos. Questionada pela reportagem sobre a vacinação deste público, Eliana Honain disse ser favorável que ele seja priorizado no plano nacional de imunização contra a covid-19.
“Somos totalmente favoráveis à vacinação das crianças. Se está comprovado que a vacina tem menor concentração e capacidade de provocar imunidade, porque não vacinar as crianças? Isso é extremamente importante e trabalhamos para isso ocorra logo”, defendeu.
A secretária da Saúde afastou a possibilidade de transmissão comunitária da doença e reforçou a necessidade de se manter os cuidados necessários para evitar o contágio. Segundo ela, os casos registrados no município foram importados de São Paulo e Ribeirão Preto.
“O que nos preocupa são essas grandes aglomerações e os encontros familiares onde não fazemos mais uso de máscara e compartilhamos copos, por exemplo. Essa é nossa preocupação e vimos quanto a máscara e o álcool em gel são eficientes”, finalizou.