ON EXPLICA
Com as novas fases do Plano São Paulo de Flexibilização, moradores de Araraquara têm questionado a abertura de determinadas lojas em dia e horários em que o comércio está proibido de funcionar.
Seguindo o decreto municipal, Araraquara está em uma fase mista laranja e vermelha. Laranja durante a semana até as 20 horas e vermelha após as 20h de segunda a sexta-feira e aos finais de semana.
Na fase laranja o comércio pode funcionar, mas com capacidade de 40%. Já na vermelha, que vale para os dias de semana a noite e finais de semana, o comércio, bares e restaurantes não podem abrir. Só podem funcionar serviços essenciais como supermercados e farmácias.
O coordenador do Procon de Araraquara, Rodrigo Martins, diz que alguns estabelecimentos comerciais seguem funcionando na fase vermelha porque tem alvarás de supermercado ou ainda liminar que autorize a abertura.
“Um exemplo é a loja Havan que tem uma liminar na justiça. Já o Giga, por exemplo, tem alvará de funcionamento de supermercado”, explica.
LEIA MAIS: Entenda o que pode ou não funcionar nas novas fases de Araraquara