- Publicidade -
SaúdeCoronavírusEspecialista defende lockdown para combater pandemia

Especialista defende lockdown para combater pandemia

De acordo com epidemiologista, única alternativa é lockdown nacional aliado à aceleração da vacinação contra covid-19

- Publicidade -

Especialista defende lockwdon nacional aliado à aceleração da vacinação no combate à pandemia do coronavírus (Foto: Divulgação)

“O Brasil não tem outra alternativa, faz um lockdown duro no País inteiro ou não vai controlar essa pandemia”, analisa o especialista Bernardino Alves Souto, que é epidemiologista e professor de medicina da UFSCar. Em entrevista para a CBN de Araraquara, ele avalia as medidas de combate à pandemia do coronavírus, que começou em março de 2020. 

Bernardino também critica o ritmo da vacinação no Brasil, que está lenta. “Precisaria vacinar 100% da população em três meses para controlar a pandemia, mas o Brasil já mostrou que não promete fazer isso, então não sobra outra alternativa”, afirma. Segundo ele, não adianta fazer lockdown em apenas um lugar, tem que ser uma medida nacional. 

- Publicidade -

Decretar lockdown sem outras medidas para combater o vírus não é eficaz a longo prazo, defende o especialista. “Tem que ter um lockdown junto com a aceleração da vacinação e outras medidas de bloqueio da doença, como garantia efetiva de isolamento dos infectados”, avalia. 

Os lugares que conseguiram controlar a pandemia, como Israel e o Reino Unido, usaram essa estratégia. “Mas o Brasil insiste em não fazer nem o lockdown, nem as medidas de vigilância epidemiológica, nem acelerar a vacinação. Esse modo de gestão é bastante irresponsável, em alguns lugares uma pessoa chega no hospital com infarto ou AVC e não consegue atendimento”, finaliza. 

Araraquara está em estado de alerta com o número de casos positivos e mortes por covid-19 subindo. No começo desta semana, a ocupação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) chegou a 91%. De março de 2020 até maio de 2021, a cidade registrou mais de 21 mil casos de coronavírus.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -