A falta de máscara facial segue rendendo autuações em Araraquara. Em meio à pandemia da covid-19, o item segue obrigatório, mesmo com flexibilização das restrições de convívio social e atividade econômica.
Na última sexta-feira (22), durante fiscalização realizada pela força-tarefa na confluência da Rua Carlos Gomes, com a Avenida Dom Pedro II, além da região da Praça Pedro de Toledo, foram 25 autuações por ausência de máscaras aplicadas.
Durante a ação – que contou com a presença de homens do Trânsito, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e fiscais da Vigilância Sanitária e de Posturas -, também foram lavradas 10 autuações de trânsito.
A fiscalização realizou a orientação através da secretaria de Desenvolvimento Econômico para que um estabelecimento regularize a situação de alvará. Os bares que funcionam no entorno foram fechados às 23 horas.
“Essas ações visam principalmente o respeito as regras sanitárias previstas no decreto e também evitar que haja perturbação do sossego público, som alto, que atrapalha a tranquilidade dos moradores”, explicou coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.
Outro objetivo da força-tarefa no local é evitar a ocorrência de crimes como, por exemplo, roubos e furtos. Segundo Nogueira Júnior, a ação de fiscalização deve ocorrer em outras oportunidades para que as irregularidades não se repitam.
Em relação às autuações aplicadas, todos receberão correspondência e terão o prazo de cinco dias para recurso. Após isso, elas podem virar multas de cerca de R$ 120, com base na legislação e decretos vigentes para enfrentamento da pandemia.