Araraquara tem nesta quarta-feira (24), 12 pacientes aguardando vagas na internação, destes, quatro precisam de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com Fabiana Araújo, coordenadora extraordinária de Ações de Combate à Covid-19, os dados são bastante dinâmicos, já que a Saúde consegue vagas para aqueles pacientes que estão aguardando, mas logo chegam outros pacientes.
“Nós temos todos os hospitais com 100% de ocupação, rodamos todos os hospitais e a rotatividade acaba sendo alta, ou seja, nós conseguimos vagas para aqueles pacientes, mas logo chega novos pacientes necessitando de hospitalização”, explica.
Ainda de acordo com Fabiana, o município contabiliza hoje 45 vagas de UTI entre Santa Casa, Hospital de Campanha e HEAB. No caso dos hospitais os particulares vão se adaptando dia a dia.
O Hospital São Paulo tem 19 pacientes em UTI e se precisar de mais aumentam, pegando leitos de outras patologias.
No caso dos leitos hospitalares, Hospital de Campanha, Melhado e Santa Casa são aproximadamente 76 leitos.
O município está ampliando o número de leitos de enfermagem do Melhado e de UTI no Hospital de Campanha.
“Hoje estamos com 100% de ocupação, muito distante dos 40% que tínhamos entre agosto e outubro do ano passado, quando tivemos pico da doença. Pois são leitos que estão todos os dias estão sendo instalados, equipados e ocupados”.