O terceiro dia de medidas mais rígidas de distanciamento teve mais 373 abordagens a motoristas de veículos que circularam pelas ruas da cidade, nesta quarta-feira (17).
Para fazer valer o decreto municipal que prevê restrição de circulação, a força-tarefa de fiscalização tem feito bloqueios em diferentes bairros da cidade.
Foram 251 veículos, sendo dois ônibus, abordados no período da manhã, nas Avenidas Manoel de Abreu e Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, e mais 122 veículos, sendo dois ônibus, abordados à tarde na rua Castro Alves, no Carmo. Todos foram orientados sobre as novas regras.
O bloqueio realizado na terça-feira (16) à noite, após as 20 horas, na Avenida Bento de Abreu, resultou em mais 85 abordagens, somando 393 no decorrer do dia.
A restrição de circulação de veículos e de munícipes pelas ruas é uma das principais medidas adotadas para barrar a transmissão da covid-19, após o agravamento da pandemia no município.
Somente pode circular quem trabalha em um serviço considerado essencial – como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros -, e quem for utilizar um desses serviços.
Neste primeiro momento, o foco é a orientação, mas a Prefeitura dispõe de dispositivos legais para multar pessoas físicas e jurídicas pelo descumprimento do decreto.
No caso de circulação de pessoa física fora das regras do decreto, o valor da multa é 2 Unidades Fiscais do Município (UFM), ou R$ 120,58.