A cidade de Araraquara segue na fase amarela do Plano São Paulo – que monitora o avanço da pandemia da covid-19 e define a flexibilização econômica no Estado.
A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (8), durante coletiva no palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Com isso, a cidade pode permanecer com menor restrição.
Porém, o plano sofreu alterações, deixando indicadores mais rigorosos para cada fase, além da alteração no funcionamento de parte dos setores econômicos.
Apesar das alterações, a secretária da Saúde, Eliana Honain, afirma que o Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara ainda deve discutir o assunto.
AVANÇO DE FASE
A primeira alteração significativa está no endurecimento para que o município avance de fase. Antes, a região precisava alcançar 40 internações por 100 mil habitantes e cinco mortes por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Com a alteração, a região precisa alcançar 30 internações por 100 mil habitantes e três mortes por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. A taxa de ocupação de leitos para rebaixamento de fase também foi alterada, de 75 para 70%.
NOVA FASE AMARELA
Nas novas regras da fase amarela, proposta pelo Governo do Estado, está previsto o funcionamento de todas as atividades com limite de 40% de ocupação.
Além disso, o período de funcionamento é limitado por até dez horas diárias e há permissão para abertura de parques públicos.
Com as novas regras, bares só podem funcionar até às 20 horas, enquanto os demais estabelecimentos podem ter atendimento presencial até às 22 horas.