Um grupo de Araraquara orienta a população sobre uso correto e distribui, gratuitamente, máscaras do tipo PFF2, consideradas mais eficientes para evitar a transmissão da covid-19.
Segundo Vivian Pacheco, uma das idealizadoras do projeto “Araraquara pela Vida”, o objetivo é conscientizar e combater à covid-19 com base na ciência.
“Nossas principais ações são informar, incentivar e facilitar o acesso às máscaras PFF2 à população, pois elas possuem uma estrutura padronizada, com vedação adequada e eficiência de filtragem de no mínimo 94%, sendo essenciais para proteção contra as micropartículas em ambientes com pouca circulação de ar e muitas pessoas”, explica.
Além de utilizar as redes sociais como ferramenta para reproduzir informação sobre o uso correto, o grupo distribui PFF2 em pontos de ônibus com folheto de instruções.
No último sábado (8), o grupo distribuiu mais de 200 unidades no Centro e agora tem como meta chegar a mil máscaras até o fim deste mês. Para isso, há uma vaquinha solidária.
“Estamos arrecadando dinheiro para as ações do projeto via Pix, com o e-mail araraquarapelavida@gmail.com. E via Vakinha Virtual, cujo link está disponível nas nossas redes sociais. Para outras formas de apoio ou parceria é só entrar em contato conosco”, diz.
Na avaliação de Vivian, a iniciativa é importante para contribuir com a redução na contaminação pela covid-19 em Araraquara.
“Essa cooperação e mobilização é muito importante para diminuirmos os níveis de contaminação da covid-19 na cidade, principalmente, entre os trabalhadores”, finaliza.
EFICIÊNCIA COM USO CORRETO
Bernardino Alves Souto, pós-doutor em Microbiologia e Infecção, explica que as máscaras PFF2 são mais eficientes para evitar a contaminação por covid-19, porém, exigem cuidados.
“As máscaras PFF2 são profissionais, elas realmente têm o poder de filtragem e proteção maior contra covid, não podem ser lavadas, mas reutilizadas, desde que guardadas de maneira adequada. Essas máscaras precisam ser usadas de acordo com orientações do fabricante”, diz.
“Toda pessoa que for usar uma máscara dessas tem que ter bastante cuidado, saber colocar e tirar de maneira adequada e sempre ler as orientações do fabricante em relação à reutilização, tempo e modo de uso”, completa.
O especialista e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ressalta ainda que o uso correto do item contribui e amplia a proteção da pessoa contra a transmissão da doença.
“Agora, o uso tem que ser correto. Não dá para usar, manipular e conservar de maneira inadequada, porque se não ela acaba trazendo mais problemas do que solução”, finaliza.
VÍDEO MOSTRA CUIDADOS PARA GUARDAR MÁSCARA ADEQUADAMENTE: