Em apenas dez dias do ano, Araraquara notificou 3.901 casos de covid-19 e aumento de 200% nas internações pela doença. Os dados são de boletins do Comitê de Contingência do Coronavírus.
Se o ano de 2021 terminou com 11 pessoas internadas – dez em enfermaria e uma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 31 de dezembro -, chegamos nesta segunda-feira (10) a 33 internados – 28 em enfermaria e cinco em UTI.
Proporcionalmente, a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para covid cresceu. No último dia de 2021 era 30% e 5% para enfermaria e UTI, respectivamente, enquanto hoje é 60% e 26%.
Com a chegada da variante Ômicron, a cidade ampliou a testagem em pessoas sem sintomas e com síndromes gripais, o que disparou o número de registros de coronavírus.
Nos primeiros dez dias do ano foram 3.901 casos – tendo somente no sábado (08) 740 registros positivos da doença. O número representa 92% dos 4.222 casos registrados em junho de 2021, quando houve o pico em um só mês e o 2º lockdown.
Apesar do aumento expressivo no número de internações e casos na cidade, a secretária de Saúde, Eliana Honain afirma que há estrutura suficiente para atender toda a população.
Nesta segunda-feira (10), o Hospital de Solidariedade deu lugar a um Centro de Testagem para covid-19, com suporte médico e também farmácia para que os positivados iniciem tratamento.
“Percebemos que a grande demanda da população hoje é para a testagem e, por isso, tivemos que reestruturar o atendimento, mas sem comprometer”, explicou a secretária.
Ainda de acordo com Eliana Honain, o prédio conta com estrutura para 71 leitos e seria capaz, caso necessário, comportar a testagem assim como as internações.
“Lembrando que hoje temos cinco pessoas internadas no Melhado, com capacidade para atender 20 pessoas e com espaço para expansão”, ressaltou.
O prefeito Edinho Silva também descartou mais cedo a possibilidade de adotar medidas restritivas em relação ao aumento de casos. Segundo ele, não há risco de colapso.
“As internações ainda estão baixas e o sistema de saúde não tem risco de colapso. Se caracterizarmos risco de colapso, ninguém tenha dúvida: vamos tomar medidas duras e vamos restringir as atividades”, completou.
BOLETIM DE HOJE
Araraquara registrou hoje mais 501 casos positivos de coronavírus, o equivalente a 54,33% de 922 amostras analisadas de pessoas sintomáticas e sem sintomas.
Com isso, o município atingiu 35.837 registros desde o início da pandemia. Do total de confirmados, 2.725 pessoas estão em quarentena, enquanto 32.503 saíram. 75 pessoas aguardam resultados.