Mesmo na fase mais restritiva do Plano São Paulo – prevê apenas funcionamento de atividades consideradas essenciais -, o índice de isolamento segue abaixo de 40% em Araraquara.
Desde quando foi iniciada, na última segunda-feira (8), o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (Simi) registrou índice de 37% na cidade.
Os números são semelhantes ao da semana passada, quando ainda na fase laranja, com poucas restrições, era registrada média de 36%.
A média de Araraquara é a menor das cidades de cobertura do ACidade ON, uma vez que Matão possui 39% de adesão, enquanto São Carlos possui 41%.
O monitoramento de isolamento social é feito em São Paulo através de um acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e Tim, para verificar informações de deslocamento.
APENAS ESSENCIAIS
Na fase vermelha, apenas serviços essenciais podem funcionar, como por exemplo, supermercados, farmácias e clínicas médicas.
O transporte interestadual e internacional também tem autorização para seguir funcionando.
São considerados essenciais, ainda, os setores de segurança, limpeza, abastecimento, logística, comunicação social e construção civil.
Assim, ficam abertos postos de gasolina, armazéns, oficinas automotivas, bancos, lavanderias e bancas de jornal.