O lockdown em Araraquara ajudou a reduzir os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, que é exclusiva para covid-19. A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, afirma que em alguns dias, teve queda de até 25% nos atendimentos.
“Notamos uma queda de atendimento na UPA e daqui a dez dias devemos ter o impacto do lockdown no que diz respeito ao número de infectados e também de internação”, diz Honain em entrevista ao programa Manhã CBN, nesta segunda-feira (28).
A secretária diz que o confinamento é de extrema importância para controlar a pandemia do coronavírus. A cidade ficou em lockdown durante os últimos sete dias. “Tivemos o apoio da população e acreditamos que este período deve refletir positivamente”, diz ela.
VACINAÇÃO
Outra ação importante que deve ajudar a controlar, principalmente o número de internados é o avanço da vacinação em Araraquara.
Eliana Honain diz que a cidade alcançou 51,2% da população acima de 18 anos (para quem a vacina está disponível) vacinada. “Este dado também vai nos ajudar a reduzir a taxa de internação, já que estudos mostram que mesmo com a primeira dose, a doença se mostra menos agressiva”, reforça.