monitoramento através de ferramentas de geolocalização
Araraquara fará parte de um estudo pioneiro no Estado através da tecnologia Contact Tracing. A informação é de Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan. Ele participou na manhã desta quarta-feira (17) de uma coletiva na cidade de Serrana, região de Ribeirão Preto, que recebe um projeto de vacinação em massa.
Contact Tracing é o monitoramento através de ferramentas de geolocalização de pessoas contaminadas. Aliado a testagem em massa, o monitoramento rigoroso de doentes teve resultados muito positivos na Coreia do Sul.
“Estamos testando várias formas de controle da pandemia, uma delas é a Contact Tracing que vamos dar início na cidade de Araraquara, que está sofrendo um surto da nova variante do coronavírus”, diz Dimas Covas.
A tecnologia funciona através de dispositivos móveis como celulares. Os aparelhos registram a localização da pessoa que está confirmada com covid-19. Os movimentos destas pessoas são acompanhados por agentes de saúde e as pessoas ao redor também são notificadas para saberem do risco e são orientadas a se isolar.
Ainda não há detalhes sobre o projeto e nem quando será colocado em prática.