A nova cepa do coronavírus, que está circulando em Araraquara, conhecida como P1 ou cepa de Manaus, não tem ligação com a a van de turistas de Manaus que esteve na cidade em janeiro, segundo informações do prefeito Edinho SIlva (PT).
“Não há ligação científica que ligue a nova cepa com esta van de turistas que esteve em Araraquara. Fato é que a nova cepa está circulando, ela é mais contagiosa e estamos trabalhando para conter a proliferação e atender todos dos doentes, mas precisamos da ajuda de todos”, diz ele.
O caso da van de Manaus ganhou destaque em janeiro. Um grupo de turistas saiu da capital do Amazonas para viajar pelo Brasil no final de 2020. Em passagem por Araraquara, uma das pessoas da van se contaminou e o grupo parou na UPA da Vila Xavier para receber atendimento médico.
LEIA MAIS: Turistas de Manaus que estavam em Araraquara com covid-19 retornam à Terra Natal
Atualmente estima-se que metade das pessoas que estão positivadas com a covid-19 em Araraquara tenha sido contaminada pela variante do coronavírus. A circulação da mutação foi confirmada, na noite da última sexta-feira (12), pelo Instituto de Medicina Tropical, ligado à Universidade de São Paulo (USP).