- Publicidade -
SaúdeCoronavírusNúmero de mortes por covid-19 volta a crescer em Araraquara

Número de mortes por covid-19 volta a crescer em Araraquara

Com duas novas mortes, na última quarta-feira (26), maio supera registros de abril

- Publicidade -

- Publicidade -

O número de mortes por covid-19 registradas em Araraquara voltou a crescer, na comparação entre os últimos dois meses. Os dados foram levantados pela CBN e ACidade ON, com base nos boletins divulgados diariamente.

Com duas vítimas da doença na última quarta-feira (26), a cidade chega a 50 mortes em maio contra 48 do mês anterior, em abril – a plataforma Urbie considera 57 mortes em abril, porém, inclui óbitos de outros meses. 

Na comparação entre os meses – até o dia 26 de cada um – foram 38 mortes em abril e 50 no mês de maio, representando aumento de 32% entre um e outro. 

Já em relação ao número de novos casos, também na comparação até o dia 26 de cada mês, foram registrados 1.404 casos em abril, contra 1.895 do mês de maio, um aumento de 35%. 

Em abril, com maior controle da pandemia devido às medidas restritivas adotadas, Araraquara teve oito dias sem registrar óbitos pela doença. Em maio, até agora, foram seis dias. 

- Publicidade -

Sem mortes nas últimas 24 horas, segundo boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus, nesta quinta-feira (27), a cidade contabiliza, desde o início da pandemia, 437 vítimas.  

Número de mortes cresceu na comparação entre abril e maio; ocupação de leitos é de 98%  (Foto: Amanda Rocha)

OCUPAÇÃO DE LEITOS
A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Araraquara é uma das preocupações das autoridades. Nesta quinta-feira, o índice chegou a 98%. 

Hoje, 185 pacientes estão internados. Destes, 93 estão em enfermaria 1 suspeito e 92 confirmados. E 92 confirmados estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

Do total de 185 internados, 87 são moradores de Araraquara e 98 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade – uma vez que o sistema é regionalizado -, sendo que 43 estão em Enfermaria e 55 estão em UTI.  

PRIMEIRO ALERTA
A Prefeitura, devido ao aumento no número de contaminações, também emitiu o primeiro alerta do índice lockdown, uma espécie de gatilho criado para novas medidas restritivas. 

Segundo as regras vigentes, um novo lockdown de ao menos sete dias será feito, caso a taxa chegue a 30% em sintomáticos e 20% na busca ativa – análises acima de 0,1% da população. 

Nesta quinta, o índice chegou a 9,7% em pacientes sintomáticos e assintomáticos na busca ativa, enquanto nos sintomáticos que buscaram atendimento, o número chegou a 20,2%. 

Com isso, o decreto prevê que quando o índice for superior a 20% dos testes em indivíduos com sintomas sugestivos de covid-19, deve ter um alerta. 

O mesmo comunicado deve ser efeito caso atinja 15% dos testes em geral realizados pelo município, entre sintomáticos e assintomáticos – na chamada busca ativa. 

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -