- Publicidade -
SaúdeCoronavírusPiora da pandemia faz restrições se espalharem pelo Interior

Piora da pandemia faz restrições se espalharem pelo Interior

Várias cidades já anunciaram restrições de circulação como forma de tentar frear o coronavírus

- Publicidade -

Franca também anunciou medidas mais restritivas (Foto: Arquivo)

 
A aceleração de casos, internações e mortes provocadas pela covid-19 no interior de São Paulo fez com que mais cidades adotassem medidas restritivas como o lockdown, fechando inclusive farmácias, e com uma prefeitura acionando o Exército para ajudar no combate à pandemia. 

O aumento de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) fez Ribeirão Preto decidir pelo fechamento de supermercados e do comércio em geral a partir desta quinta-feira (27), mesma data em que um lockdown de 15 dias passará a vigorar em Franca. Outras cidades, como Batatais e Bebedouro, já tinham adotado restrições severas desde a última semana. 
 
LEIA MAIS: Veja como vai funcionar o lockdown em Ribeirão Preto 

- Publicidade -

As ações restritivas estão concentradas no nordeste paulista e já somam mais de uma dezena de cidades em lockdown ou com anúncios de ações mais rígidas que as decretadas pelo governo estadual para o combate à pandemia. As prefeituras alegam saturação do sistema hospitalar devido, também, à circulação da variante brasileira da covid-19, considerada mais agressiva. 

As medidas em Franca incluem até o veto ao atendimento presencial em farmácias, setor que até aqui não tinha sido alvo de fechamento nas cidades que decretaram restrições. Supermercados, mercearias, padarias, açougues, restaurantes, lanchonetes, casas agropecuárias e pet shops também poderão funcionar apenas por delivery. As medidas valerão até o dia 10 de junho e contemplam ainda toque de recolher diário das 20h às 5h, a suspensão do funcionamento do transporte coletivo urbano, a proibição da venda de bebidas alcoólicas e reuniões de pessoas em ruas, praças, parques e áreas públicas.   

Em Batatais, essa guerra inclui, literalmente, o Exército, que está na cidade desde o final de semana fazendo a desinfecção de todos os lugares públicos, como hospital e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No lockdown, que segue até 0h do dia 31, a prefeitura fechou supermercados e proibiu a venda de bebidas alcoólicas mesmo por delivery com o objetivo de evitar festas clandestinas.  

Vizinha a Batatais, Altinópolis suspendeu até domingo o atendimento presencial de supermercados, lojas, restaurantes, bares e bancos, além de também proibir a venda de bebidas alcoólicas.  

Além do comércio, Cajuru vetou atividades em templos religiosos, salões de beleza e academias até domingo.  

- Publicidade -

As medidas adotadas em Franca também estão sendo seguidas por outros municípios que fazem parte de sua região, como Ipuã e Rifaina.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -