A região central de Araraquara é a campeã em casos de covid-19. Desde o início da pandemia, são mais de 3,1 mil confirmações, ou seja, pouco mais de 5% do total de registros da cidade.
Na sequência, aparecem Vila Xavier, com quase 2,8 mil, e Jardim Pinheiros, com 1,3 mil. Outros quatro bairros também aparecem com mais de mil confirmações, como Jardim Iguatemi, Parque São Paulo, Vale do Sol e Selmi Dei.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Rodrigo Contrera Ramos, explica que os três bairros com maior incidência tem grande número e circulação de pessoas.
PERFIL DOS CONTAMINADOS
Segundo a plataforma Urbie, que faz este monitoramento, dos casos confirmados até a última segunda (14), 19 não possuem informação de bairro e 276 foram identificados apenas como “rurais”.
A plataforma também revela que a maior incidência de casos está entre quem tem de 20 a 39 anos. São 24 mil confirmações nesta faixa etária, ou seja, 40% do total.
Este público é conhecido por ser economicamente ativo. Por isso que a orientação, segundo o Rodrigo Ramos, é que “as pessoas que utilizem refeitórios mantenham o distanciamento, que os locais sejam bem ventilados e permaneçam até terminar a refeição”. O mesmo cuidado deve ser seguido em locais de uso coletivos onde as pessoas deixam de utilizar máscara.
Nesta quinta-feira (17), Araraquara confirmou mais 279 novos casos e bateu a marca de 60 mil registros. Agora, são 60.109.