Devido à redução da demanda por testes para covid-19, observada em fevereiro, a secretaria de Saúde decidiu reorganizar a prestação do serviço. A partir deste sábado (26), o Centro de Referência de Testagem, instalado no Hospital de Campanha, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, vão concentrar a aplicação de testes para covid-19, em sintomáticos e assintomáticos.
O Centro de Testagem vai manter o atendimento da população das 7 às 19 horas, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, e a UPA VX continuará atendendo 24 horas.
Haverá mudanças em relação às demais unidades de saúde que vêm atendendo a população em horários diferenciados desde o início de janeiro último, quando foi registrada a chegada da variante ômicron na cidade, com consequente aumento da demanda por testes e de casos positivados.
Esta sexta-feira (25) será o último dia de atendimento nos quiosques instalados nas unidades de saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, Marivan, Parque São Paulo e Jardim Brasília, que vêm atendendo a população das 9 às 13 horas.
A Prefeitura justificou que houve redução da demanda por testes nas quatro unidades nas últimas semanas. No caso do Jardim Cruzeiro do Sul, por exemplo, comparando os números de testes aplicados em 1 de fevereiro e em 15 de fevereiro, a redução foi de 62%. Nos demais quiosques – no Marivan, Jardim Brasília e Parque São Paulo -, a queda foi de 11%, 29% e 30%, respectivamente.
Também as unidades de saúde do Cecap, Cruzeiro do Sul, Santa Angelina, Paulistano e Selmi Dei, deixarão de atender em horário estendido, das 17h às 20h, nesta sexta.
Nestas unidades de saúde o número de testes aplicados também caiu. De acordo com números da secretaria municipal de Saúde, a maior queda foi registrada na unidade do Selmi Dei; 53%, comparando os testes feitos no dia 1 e no dia 15 de fevereiro. No Cecap, Cruzeiro do Sul, Santa Angelina e Paulistano, essa redução foi de 16%, 16%, 40% e 52%, respectivamente.
“E essa redução da demanda continua sendo observada nesta última semana. O que nos fez rever a estratégia de testagem e decidir mudar o atendimento no mês de março, mantendo o Centro de Testagem, que tem capacidade para até mil testes por dia, e a UPA da Vila Xavier, que é nosso polo de atendimento para covid-19. É sempre importante destacar que a demanda estabelece nossa estratégia de atendimento, que pode ser alterada, dependendo da situação epidemiológica. O objetivo é sempre manter o atendimento de qualidade que prestamos deste o início da pandemia, com planejamento e responsabilidade”, enfatizou a médica Talitha Martins, coordenadora da Atenção Básica.
ONDE FAZER A TESTAGEM
(sintomáticos e assintomáticos)
Até sexta-feira (23)
– Centro de Testagem (Hospital de Campanha)
Todos os dias (inclusive finais de semana e feriados), das 07h às 19h
– UPA da Vila Xavier
Todos os dias (inclusive finais de semana e feriados), 24 horas
– Unidades de saúde do Cecap, Cruzeiro do Sul, Santa Angelina, Paulistano e Selmi Dei, de segunda a sexta (exceto feriados) das 17 às 20 horas
– Quiosques nas unidades de saúde do Cruzeiro do Sul, Marivan, Parque São Paulo e Jardim Brasília, de segunda a sexta (exceto feriados) , das 9 às 13 horas.
A partir de sábado (26)
– Centro de Testagem (Hospital de Campanha)
Todos os dias (inclusive finais de semana e feriados), das 07h às 19h
– UPA da Vila Xavier
Todos os dias (inclusive finais de semana e feriados), 24 horas