Araraquara entrou em estado de alerta nesta quinta-feira (27) por causa do aumento do número de positivados com coronavírus. Mas o que isso significa? Vai ter lockdown em Araraquara?
LEIA MAIS: Entenda o que determina um novo lockdown em Araraquara
A cidade está em alerta porque nesta quinta-feira foram registrados 61 casos positivos de coronavírus, o equivalente a 9,7% de 628 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 20,2% de 291 amostras. Portanto, agora são 20.969 casos em Araraquara.
Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus emite neste boletim o sinal de alerta para toda a cidade, considerando a taxa de positividade registrada hoje, que foi superior a 20% dos testes em indivíduos com sintomas sugestivos de covid-19. O mesmo sinal de alerta deve ser publicado em caso de 15% dos testes em geral realizados no Município.
“O Comitê informa que está analisando com rigor a situação epidemiológica para tomar todas as ações necessárias de combate à pandemia que o momento exige”, diz a nota.
30% É O ÍNDICE PARA O LOCKDOWN
O Comitê diz em nota que, de acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias. Lembrando que para valer estes 30% devem ser testados ao menos 0,1% da população.
Nesta quinta-feira, Araraquara soma 616 doentes com covid-19 se tratando em casa ou em hospitais.
Hoje, 185 pacientes estão internados, sendo 87 são moradores de Araraquara e 98 são de outros municípios. A cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 59% de leitos de enfermaria e 98% de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).