A secretaria de Saúde de Araraquara estuda destinar 20 leitos de enfermaria da unidade de retaguarda do Melhado para pacientes de outras patologias. Atualmente parte do local é utilizado para atender pacientes com covid-19.
De acordo com a responsável pela pasta, Eliana Honain, a estrutura foi pensada para receber pacientes de menor complexidade. Neste momento, o município está montando as equipes para retomar proposta original.
“Ser uma unidade de retaguarda em parceria com as UPAs e também uma linha direta com a Santa Casa, traríamos pacientes de lá que tenham menor complexidade para que possam seguir seus tratamentos dentro da unidade e garantiríamos mais leitos e menos tempo de espera para as internações. Então isso caminha na construção de um protocolo”, explicou.
Este protocolo definido em conjunto com a Santa Casa vai definir os critérios de transferência entre as unidades de saúde. A reestruturação deve ajudar a desafogar as unidades de pronto atendimento e auxiliar a Santa Casa, que concentra as internações SUS na região.
Eliana Honain também descartou o risco de falta de leitos para casos de Covid-19. Ela garantiu que a medida pode ser revista se houver uma piora no cenário epidemiológico.
Outro ponto abordado foi a preocupação com a variante delta. A secretária de Saúde afirmou que o município está monitorando e sequenciando amostras para identificar precocemente a circulação do vírus.
“Por enquanto no sequenciamento nosso realizado semanalmente, tanto pela Unesp, quanto pelo Instituto de Medicina Tropical da USP nós não identificamos a variante. Então estamos atentos, o que é a favor da nossa situação é o avanço da vacinação”, finaliza.