Com o avanço da covid-19 e da morte de uma jovem de 26 anos no último domingo (31), o Comitê de Contingência do Coronavírus realizou uma reunião emergencial na manhã desta segunda-feira (31), com o objetivo de reestruturar o atendimento da Saúde em Araraquara.
No total, foram anunciadas quatro medidas que passam a valer a partir desta semana na cidade.
A primeira mudança irá ocorrer no Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier (que atende pacientes com covid-19). A unidade fará a separação de pacientes com covid positivo e que estão de retorno, daqueles que estão ainda estão com a suspeita e estão em busca do teste. “O objetivo é agilizar o atendimento dos positivados e não fazendo uma mistura com o pessoal que é suspeito. Além disso, evita o contato direto dos suspeitos com aqueles já positivados”, ressalta a secretária de Saúde, Eliana Honain, em uma live.
O município decidiu também ainda ampliar o número de testagem em pessoas assintomáticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), reestruturar e ampliar a capacidade de atendimento da unidade do Melhado afim de garantir atendimento efetivo e ampliar a equipe de monitoramento, aumentando o número de visitas as pessoas positivadas, identificando os pacientes que estão agravando rapidamente e assim realizar a internação.
LEIA MAIS: “Eles foram negligentes com a minha filha”, diz mãe de jovem vítima da covid