Representantes dos setores econômicos de Araraquara vivem a expectativa de fim do lockdown e regras rígidas da circulação. Um novo decreto deve ser publicado ainda nesta sexta-feira (25) pelo prefeito Edinho Silva (PT).
Na avaliação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara e Região (Sincomécio), Antônio Deliza, apenas a retomada econômica interessa aos comerciantes. Segundo ele, novas restrições podem causar “mortes de CNPJs”.
“Nossa expectativa é que na segunda-feira retorne nossas atividades de maneira normal, tendo em vista que fizemos nosso sacrifício mais uma vez e agora é a hora da contrapartida com a retomada das atividades imediatamente. A atividade econômica está sentindo muito com isso”, defende.
LEIA TAMBÉM
Edinho pode divulgar ainda hoje se lockdown prossegue ou não em Araraquara
Na tarde desta sexta-feira uma reunião entre os setores econômicos e o prefeito Edinho Silva discute as novas regras de enfrentamento à pandemia da covid-19. Na avaliação de Deliza, os empresários aguardam a retomada imediata.
“Não há mais condições, fôlego ou estrutura financeira que suporte novos fechamentos. Sem dúvida nenhuma, essa é a nossa grande expectativa. Se houver uma prorrogação vai ser lamentável, não cai bem, inclusive politicamente, pois o comércio não suporta mais”, afirma.
Na mesma linha vai o presidente interino do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araraquara (Sinhores), Willian Jorge Molina Gil. Segundo ele, todos os segmentos estão sofrendo com a situação vivida pelo País.
“Não podemos mais aguentar, se fechar mais uma semana, o povo não vai aguentar. Eu sei que não são normas do prefeito, que vem do governador, entendo o lado dele de estar fazendo o que pode, mas a situação está cada vez pior”, ressalta.
“Não aguentamos mais, isso vai deixar uma situação difícil, pois ele [prefeito] não vai conseguir segurar. O que vai ocorrer é que os sindicatos vão se fortalecer e não adianta ir na Prefeitura xingar o prefeito, isso não resolve nada, o que resolve é tomar uma atitude para nos deixar trabalhar”, completa.
EDINHO DIVULGA DECRETO AINDA HOJE
Um novo decreto municipal deve ser divulgado ainda nesta sexta-feira (25) pelo prefeito Edinho Silva. Antes, às 15h30, uma reunião à distância entre representantes dos setores econômicos e staff do prefeito discutem quais devem ser as novas regras que valem a partir de segunda (28).
Segundo apurado, a tendência é de flexibilização das atividades, com diminuição em uma hora no funcionamento dos diferentes setores. Além disso, será mantido o toque de restrição noturno e redução na capacidade de atendimento presencial dos estabelecimentos.