Durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (03), o governo de São Paulo informou que prevê para o início de dezembro o fim do uso obrigatório de máscara em ambientes externos.
João Gabbardo, coordenador executivo do Comitê Científico estadual, explicou que o grupo definiu quatro indicadores que devem ser alcançados para que a flexibilização seja adotada.
LEIA TAMBÉM
São Paulo vai pedir à Anvisa para vacinar crianças de 5 a 11 anos
A meta do grupo é atingir 75% da população com esquema vacinal completo, redução de novos casos de covid-19, queda de internações hospitalares e diminuição de mortes.
“Podemos dizer que, se continuarmos com os indicadores caindo nesta mesma velocidade apresentada pelo secretário Jean [Gorinchteyn, da Saúde], é possível que até a última semana epidemiológica de novembro, nós estaremos atingindo esses quatro indicadores e desta forma, para o início do mês de dezembro, é possível que haja a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e sem aglomeração”, afirmou.
Na avaliação de Gabbardo ainda é cedo flexibilizar o uso de máscaras sem analisar os números da pandemia da covid-19 no Estado.
“Em relação à flexibilização do uso de máscaras, a posição do comitê cientifico é que esse momento ainda não é seguro e adequado à liberação do uso das máscaras”, finalizou.