O primeiro dia do retorno das testagens para covid-19 na Praça Santa Cruz, em Araraquara, foi tão grande que as 150 senhas distribuídas para o teste acabaram em 30 minutos.
A testagem começou às 7h30 assim como a distribuição de senhas, porém segundo a apuração da reportagem da CBN Araraquara, antes das 8 horas da manhã as senhas distribuídas para os testes já haviam se esgotado.
Segundo a secretária de saúde, Eliana Honaim, cerca de 300 pessoas compareceram para a testagem de assintomáticos. Metade voltou pra casa sem ser testada.
Honain confirmou que são distribuídas 150 senhas diariamente e as pessoas já saem com o resultado do exame.
“As pessoas tem chegado, formado fila e distribuímos 150 senhas e elas já saem com o resultado. Caso tenha algum positivo, essas pessoas são encaminhas para a UPA da Vila Xavier ou unidade de saúde para fazer o acompanhamento médico” disse .
AUMENTO DE CASOS
Após a alta procura por atendimento médico por síndrome gripal em Araraquara e aumento de casos de covid-19, os testes gratuitos para covid para assintomáticos retornaram nesta quarta-feira (05) na Praça Santa Cruz e Terminal de Integração.
A medida faz parte de ações do novo decreto municipal para frear a curva de contaminação da doença na cidade.
A secretária enfatizou que a equipe da saúde está analisando a reestruturação do atendimento para atender o aumento da demanda de testes de assintomáticos.
“Nós orientamos a população que procure os outros serviços e vamos ter que reestruturar novamente para atender a demanda e para entender como está essa demanda agora através dos testes dos assintomáticos”, finalizou.
Lembrando que as Unidades de Saúde – Santa Angelina, Selmi Dei I, Cecap e Jardim Paulistano – terão o horário extendido até às 20 horas para o atendimento de pessoas com sintomas de covid-19.