O município de Trabiju já está com quase 100% da população vacinada com primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19. Apesar da cidade ser a menor da região de Araraquara, o percentual de adesão somente foi possível graças ao trabalho de busca ativa que é realizado pelo Departamento de Saúde.
De acordo com os dados do Departamento de Saúde de Trabiju, um total de 1.609 pessoas são aptas para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, sendo que 1.598 moradores já receberam o imunizante (99,32%). De acordo com o diretor da Saúde, William Letice, o município faz um trabalho de busca ativa na cidade para aumentar a adesão na campanha de imunização.
“Se a pessoa estiver atrasada [no prazo de receber a dose], a gente liga. Se não conseguirmos por telefone, a gente vai na casa com o Programa de Saúde da Família. Se ainda assim, de repente, ela [a pessoa] se recusar, tem alguns dias que a gente sai com a vacina pronta”, explicou William. Segundo ele, a saída com o imunizante de casa a casa acontece a equipe, junto uma caixa térmica para armazenar a vacina.
A vacinação em casa é um trabalho que já chegou a acontecer na cidade. “Já aconteceu sim, principalmente quando tem baixa procura. Aí a gente coloca a equipe no carro. A gente já tem uma lista e vamos na casa para tentar a abordagem para a vacinação”.
Sobre a adesão na primeira dose da vacina contra a Covid-19, os dados do Departamento de Saúde dão conta que apenas 11 pessoas não iniciaram o ciclo vacinal. No entanto, conforme informado pelo diretor de Saúde, existe um levantamento para fazer a identificação, porém provavelmente são crianças que contraíram a Covid-19 recentemente e precisam aguardar o prazo de 30 dias.
Vale mencionar que Trabiju é o menor município da região de Araraquara e, justamente por isso, a curiosidade é que em muitas das vezes também se conhecem as pessoas faltosas da vacina. A proporção de pessoas que receberam a segunda dose também está acima dos 90% no município.
Conforme informado pelo diretor de Saúde, das 1.609 pessoas aptas para a segunda dose, 1.490 já compareceram nos postos de saúde (92,60%). Já sobre a dose adicional, pouco mais da metade receberam o imunizante: de 1.490 moradores, 761 já se vacinaram com a terceira dose (51,07%).