- Publicidade -
SaúdeCoronavírusUniversidade tem fisioterapia gratuita a pacientes com sequelas da covid em Araraquara

Universidade tem fisioterapia gratuita a pacientes com sequelas da covid em Araraquara

Atendimentos são realizados pela UNIP seguindo os protocolos de segurança e higienização

- Publicidade -

Universidade oferece fisioterapia gratuita a pacientes com sequelas da Covid-19 em Araraquara (Foto: Reprodução/Unip Araraquara)

Alunos do curso de fisioterapia da Universidade Paulista (UNIP) em Araraquara têm oferecido atendimento gratuito para pacientes que se recuperam das sequelas deixadas pela covid-19.

Pensando em auxiliar a população, o programa ‘Atenção Fisioterapêutica a Pacientes com Sequelas Pós-Covid’, é importante principalmente para aqueles que ficaram internados. Alterações físicas e neurológicas requerem tratamento assim que detectadas. Os alunos, do último ano de Fisioterapia, sétimo e oitavo períodos, contam com a supervisão de seus professores e coordenadores.

TRATAMENTO

O tratamento consiste em realizar exercícios aeróbicos, para pacientes com acometimento cardiopulmonar e que apresentem descondicionamento físico. Para pacientes que apresentem fraqueza muscular periférica o tratamento foca em exercícios de fortalecimento.

- Publicidade -

Os pacientes podem contar também com exercícios de flexibilidade, respiratórios, de equilíbrio e de controle neuromuscular. Além de treino de força e/ou resistência da musculatura respiratória.

Outro método é o treino de atividades de vida diária, promovendo adaptações para realização delas. E caso necessário é feito o encaminhamento para atendimentos de outros profissionais da saúde.

REQUISITOS

O paciente deverá apresentar os exames médicos realizados e o receituário. É necessário encaminhamento médico para iniciar o tratamento, porém a equipe de fisioterapeutas analisa caso a caso.  

Pode participar quem apresentar trinta diassem a presença de todos os sintomas iniciais da covid-19, frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e saturação periférica de oxigênio dentro dos limites de normalidade.

Nãoresidir com quem estejacom a doença ativa. Caso haja, o paciente deve respeitar o prazo de 30 dias para os sintomas do referido familiar. Concordância em assinar o termo de consentimento e responsabilidade. Obrigatoriedade do uso de máscara.

RESTRIÇÕES
Existem pacientes que não poderão ser admitidos, neste primeiro momento. Dentre eles, os que apresentam necessidade de suporte ventilatório, ou oxigenoterapia. Doença sistêmica aguda ou febre. Hipotermia (alguns pacientes têm apresentado essa variação sintomática, de acordo com a experiência de membros de nossa equipe). Frequência cardíaca de repouso menor que 50 e maior que 100 batimentos por minuto. Saturação de oxigênio menor que 88%. Sinais de desconforto respiratório em repouso.

- Publicidade -

Hipertensão e/ou arritmia não controlada. Miocardite ativa. Diabetes mellitus descompensada, trombose e alterações cognitivas (contraindicação relativa).

COMO PARTICIPAR
Para participar, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (16) 3336-1800 e agendar uma avaliação pelo ramal 119.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -