De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, a Delta, nova variante do coronavírus, não circula em Araraquara e região. “Temos feito o monitoramento para identificar precocemente a estrada da variante, assim como a gente fez quando nós identificamos a variante de Manaus”, explicou Honain, em entrevista à CBN na manhã desta quarta-feira (11).
De acordo com o monitoramento e sequenciamento realizados semanalmente, tanto pela Unesp quanto pela USP, a variante Delta não foi identificada em Araraquara. “Estamos realmente muito atentos. O que está a favor na nossa situação é o avanço da vacinação. A gente sabe que [a vacina] não evita a transmissão, mas ela tem todo um diferencial em relação à complicação. Ela evita as complicação e, consequentemente, vai evitar o óbito”, explica Honain.
ALERTA COM A DELTA
Caso a entrada da variante Delta seja confirmada em Araraquara, o município entrará em uma situação de alerta e tomará todas as medidas necessárias. Recentemente, os leitos destinados a casos de covid foram reduzidos. “A situação pode ser revertida rapidamente, isso nos deixa tranquilos. No momento que for necessário, nossas energias voltam novamente para essa situação”, afirma.