A Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais um óbito por dengue em Matão. É a segunda morte pela doença na cidade em 2024.
Segundo informações da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado de São Paulo, o paciente – do sexo masculino – faleceu no dia 27 de março deste ano, porém a morte foi confirmada na última atualização da pasta, na quinta-feira (25). Os sintomas teriam começado três dias antes, no dia 24 de março. Ele tinha 38 anos e problemas de saúde.
O gerente de Vigilância em Saúde de Matão, Jonathan Carlos Custódio, disse que o paciente chegou a dar entrada na internação do Hospital Carlos Fernando Malzoni por causa de outras comorbidades, mas acabou falecendo pouco depois.
A confirmação da doença veio após o óbito. “Como ele apresentava sintomas compatíveis para dengue, coletamos uma amostra e enviamos para confirmação”, disse Custódio.
A primeira morte do município foi registrada no dia 19 de fevereiro. A paciente tinha 76 anos e era do sexo feminino e começou a apresentar sintomas graves no dia anterior. Ela chegou a ser internada no Hospital Carlos Fernando Malzoni.
Casos de dengue em Matão
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 25 de abril, a cidade somava 723 confirmações, e estava investigando outros 178. Outras 1283 notificações foram descartadas. Já a Secretaria de Saúde do município confirmou 705 casos da doença, a maior parte do Sorotipo 2 da doença.
Custódio explicou que os números são parecidos com dos anos anteriores.