- Publicidade -
EsportesIdosos ganham qualidade de vida praticando Tai Chi Chuan em praça de Araraquara

Idosos ganham qualidade de vida praticando Tai Chi Chuan em praça de Araraquara

Aulas fazem parte do projeto Saúde na Praça, são de graça e independem de inscrição; instrutora elenca os benefícios da atividade

- Publicidade -

Sob a sombra de uma árvore e ao som de uma música instrumental calma. É assim que idosos ganham qualidade de vida, praticando Tai Chi Chuan, na praça da igreja São Sebastião, no Jardim Brasil, em Araraquara.

- Publicidade -

Com movimentos lentos e coordenados com a respiração, a arte marcial chinesa também é considerada um exercício de meditação.

As aulas fazem parte do projeto Saúde na Praça, realizado pela secretaria municipal de Esportes, são de graça e independem de inscrição. A relação completa de todas as modalidades está disponível AQUI.

Para a instrutora, Noriko Shinzato Yamada, a prática é livre para qualquer idade porque não tem impacto, mesmo assim ajuda a fortalecer a musculatura e a controlar a ansiedade.

“Acalma a mente, a respiração fica mais controlada. Então, melhora a ansiedade, o foco, a atenção, previne doenças e a nossa saúde”, explicou.

Isabel Assumpção, de 61 anos, procurou pelo Tai Chi Chuan logo que se aposentou. Ela disse que é bastante agitada e a arte lhe ajudou a controlar a ansiedade.

- Publicidade -

“Eu senti que estava precisando de foco. Então, quando eu comecei a fazer as aulas, percebi que preciso estar presente no aqui e no agora. Tanto que se eu me distraio com alguma coisa, eu perco o foco”, comentou.

Aulas fazem parte do estilo Yang Family, que concentra 103 movimentos (Foto: Milton Filho/ acidade on)

As aulas da instrutora Noriko fazem parte do estilo Yang Family. Ao todo, são 103 movimentos.

O professor Sérgio dos Santos, 72, fez a sua segunda aula na manhã desta quarta-feira (6). Para ele, a prática de atividade física deveria ser um vício benéfico por ser fundamental para o corpo e a mente.

“A pessoa fica mais disposta, saudável. É uma prevenção para as pessoas não ficarem doentes, o corpo não pode ficar parado. É fundamental fazer atividade física”, disse Santos.

Além do Jardim Brasil, a instrutora Noriko também dá aulas no Jardim Paulistano e Melhado. Para ela, o Tai Chi Chuan é um momento de autocuidado.

“É importante tirar alguns minutinhos para relaxar, para acalmar, tirar um pouco do estresse, sair da rotina. É um autocuidado“, afirmou.

Isabel contou ainda que além de trabalhar a musculatura e a autonomia, a prática também tem ajudado a sua memória. Ela disse que já tem sentindo os benefícios.

“Tem sido muito bom. Para mim, me traz para o momento. Um mês que você pratica já percebe a mudança na musculatura, foco e memória”, concluiu.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -