A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira, 5, o fim da emergência em saúde da pandemia do coronavírus no planeta.
O alerta havia sido decretado pela entidade em janeiro de 2020, quando o número de casos e mortes começou a explodir na China.
“É com grande esperança que declaramos que a covid-19 não é mais uma emergência global”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
VEJA TAMBÉM
Casa pega fogo e fica completamente destruída em Araraquara
Segundo incêndio à residência em Araraquara mobiliza Corpo de Bombeiros
Nos últimos três anos, a doença causada pelo vírus Sars-CoV-2 provocou 765,2 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes, segundo a OMS – especialistas apontam ainda que a quantidade está bastante subnotificada.
O Brasil foi um dos países mais afetados pela nova doença. Segundo o ministério da Saúde, foram registrados mais de 37,4 milhões de infecções e 701,4 mil mortes no País até 26 de abril.
A alteração do status foi possível graças ao avanço da vacinação. O desenvolvimento do imunizante, fruto de um esforço científico global sem precedentes, ocorreu em tempo recorde. As primeiras doses começaram a ser dadas em dezembro de 2020 – no Brasil, a aplicação começou só no mês seguinte.
Embora a emergência planetária tenha acabado, alerta Adhanom, o surgimento de novas variantes ainda é uma preocupação.
LEIA MAIS
Anatel lança identificador de chamadas contra ligações abusivas