A preocupação com a Leishmaniose é o norte de uma campanha de conscientização que acontece neste sábado (12), no Parque Infantil, em Araraquara. A doença é transmitida pelo mosquito palha e afeta tanto cães quanto seres humanos.
A ação educativa faz parte do “Agosto Verde-Claro” que alerta para a importância da prevenção da Leishmaniose. O eventou que começou às 8h se estende até às 13h.
Segundo os especialistas, manter os quintais limpos, evitando o acúmulo de matéria orgânica, e levar os animais ao veterinário são medidas eficazes de prevenção.
VEJA TAMBÉM
Final de semana promete ar seco e temperatura acima dos 30°C em Araraquara
Araraquara: exame para uso da piscina do Pinheirinho será feito neste sábado
A Leishmaniose é causada por um parasita e transmitida por meio da picada de insetos infectados, como o mosquito-palha. Na zona urbana, os cães são incriminados como os principais reservatórios do agente causador, mas alguns estudos têm mostrado a influência do gato na manutenção do ciclo de vida do protozoário.
Os cães infectados podem apresentar sintomas, como emagrecimento progressivo, crescimento exagerado das unhas e lesões ulceradas na pele. Em humanos, os sintomas incluem aumento de abdômen, anemia, febre e emagrecimento.
Atualmente, existe um tratamento aprovado pelo ministério da Agricultura para cães, mas não é eficaz em todos os casos. Os cães tratados ainda podem transmitir a doença.
DICAS DE PREVENÇÃO
- Mantenha sempre limpos o quintal e a casa;
- Use repelente;
- Use no pet coleiras impregnadas com inseticidas específicos que repelem mosquito-palha;
- Não deixe os animais soltos na rua;
- Leve seu animal para consultas rotineiras ao veterinário.
LEIA MAIS