O Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o dia 30 de setembro a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação.
O motivo é a baixa cobertura vacinal das crianças até de um até quatro anos em todo o país. Na região de Araraquara o cenário muda de cidade pra cidade.
Araraquara conseguiu vacinar 85% das crianças e está acima da média nacional.
LEIA MAIS
Feriado em Araraquara começa com chuva e queda de temperatura
Dois Palitos se apresentam no Sesc Araraquara
A gerente de Vigilância epidemiológica, Nathalia Thomazim Rios, diz que os pais precisam vacinar os filhos para que doenças erradicadas não voltem a ser registradas.
“Aqui em Araraquara temos 85% de cobertura que é considerada baixa para proteção da população, a meta é 95%, porque assim corremos o risco da volta de doenças que já foram erradicadas. O público alvo é criança de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias, para recebimento da vacina da pólio, a dose adicional da gotinha. E em menores de 15 anos estão sendo feitas a atualização da caderneta vacinal”, aponta.
A gerente da Vigilância lembra que as unidades estão abertas de segunda a sexta-feira, exceto feriados, para receber a população.
“Crianças e adolescentes podem comparecer em qualquer unidade básica do município para receber a dose adicional da gotinha e verificar se tem alguma vacina em atraso”, reforça.
Nas demais cidades da região a situação também é preocupante. Em Américo Brasiliense, a cobertura vacinal é de apenas 35%.
Em Gavião Peixoto, foram aplicadas apenas 158 doses da vacina da polio de um total de 279, totalizando 56,6% do público alvo.