Desde o dia 29 de julho a prefeitura de Araraquara vacina com a quarta dose do imunizante contra a covid-19 pessoas com 30 anos ou mais. Segundo a secretaria de saúde municipal, para que haja ampliação do público, é necessário que a secretaria estadual de saúde faça o envio de novas doses.
Os questionamentos surgiram porque algumas cidades do porte de Araraquara ou até mesmo maiores já liberaram quarta dose para pessoas com mais de 20 anos. É o caso de cidades como São Carlos ou Araçatuba, que já está vacinando jovens acima dos 18 anos.
Coordenadora da Vigilância em Saúde de Araraquara, Glaucia Falkoski afirma que a cidade segue a nota técnica enviada pelo estado e que vacinar pessoas acima de 30 anos já foi uma ampliação do público.
VEJA TAMBÉM
Cervejaria confirma adiamento das obras em Araraquara
Em Araraquara, família pede explicações após desapropriação de túmulo
“No estado você consegue diminuir a faixa etária, porém, no município ele precisa se organizar para que não falte. Mesmo se eu baixar para 18 ou mais, o estado não manda vacina para essa faixa. Eu não sei como os demais municípios estão fazendo, mas Araraquara segue tudo que o estado envia e, conforme a disponibilidade de doses enviadas de acordo com a faixa que ele liberou”, explica.
Gláucia afirma também que a cidade não pode ampliar a vacinação para jovens com mais de 18 anos porque o estado não fez o envio especifico de doses pra essa faixa etária.
“Quando eu solicito as doses, o Estado me envia de acordo com o que solicitei e o que está no documento técnico – que é a faixa etária da dose 1, dose 2, dose 3 e 4. Ele não me manda doses para pessoas com 18 anos ou mais pois eles ainda não liberaram isso. Então, não tem como eu fazer essa solicitação com o estado, além do que ele libera.
Em nota a secretaria de saúde do estado de são Paulo disse que até o momento, não recebeu nenhum pedido do município de Araraquara para envio de nova remessa de doses de imunizantes.
A pasta estadual reforça que a execução da campanha, bem como a organização e distribuição de quantitativos na rede de saúde e a aplicação das doses na população, é responsabilidade dos municípios.
A coordenadora em vigilância de Araraquara afirmou que o município tem tentando ampliar a vacinação dentro do possível. Atualmente, todas as 34 unidades de saúde da cidade vacinam contra a covid-19.